Emojis são símbolos que possuem aparência de expressões, objetos, animais, tipos de clima, bandeiras, etc. Esses símbolos, com o surgimento de chats online se disseminaram pela internet e hoje ainda são utilizados cada vez mais por conta dos smartphones.
É importante lembrar que emojis não são emoticons. Emojis são caracteres independentes que são renderizados como imagens. Emoticons são combinações de caracteres regulares (disponíveis no teclado padrão), como por exemplo, : -) ou :D, que em muitos casos são convertidos para imagens pelo navegador.
Atualmente, os emojis ganharam proporções que ultrapassaram a internet, estando presente em quase todos os cantos de nossa cultura, aparecendo em programas de TV, filmes, propagandas e até decoração.
Para te ajudar a ficar por dentro das tendências e se comunicar de forma mais jovem com seu consumidor, separamos alguns tópicos importantes que você precisa considerar antes de inserir os emojis em sua estratégia de comunicação.
Conhecer seu público e criar uma Persona para sua marca é um passo fundamental antes de pensar em qualquer estratégia de comunicação. Apesar de apenas 8% do público em geral ainda não usar ou não se identificar com emojis, é importante perceber como o seu consumidor reage a estes caracteres.
Por isso, antes de usar emojis, é importante realizar pesquisas e testes para observar a reação do consumidor a uma comunição decididamente mais jovem.
Um dos erros mais recorrentes no uso de emojis é utilizar os caracteres sem saber ao certo o significado, pois nem todos podem representar o que você pensa. Já aconteceu de marcas confundiram emojis de “chorando” 😢 com “chorando de rir” 😂, algo que dependendo do contexto, pode não ser uma boa idéia.
Uma dica infalível é consultar a Emojipedia para descobrir o significado de todos os emojis. Você também pode pesquisar os caracteres mais utilizados nas redes sociais para ver como as pessoas os usam e em qual contexto.
A criação dos emojis foi justamente para passar emoções que não eram possíveis de ser transmitidas no texto e deixar as mensagens menos frias.
Logo, pode ser uma boa opção usar os emojis em interações em tempo real para engajar com seu público, especialmente quando as interações tiverem um caráter informal e divertido, como, por exemplo, quando alguém postar um comentário divertido elogiando sua empresa e seus produtos.
Um emoji usado em um contexto não apropriado pode ser bastante prejudicial `a imagem de sua marca. Por exemplo, usar emojis em respostas a reclamações de clientes, pode parecer que a marca está sendo sarcástica com o consumidor e não dando a devida importância às reclamações.
Tenha certeza de que o emoji não vai confundir consumidor que está lendo a sua mensagem e use com cautela, principalemnte no atendimento ao cliente.
Com o passar dos anos o uso de emojis vem crescendo e se consolidando como uma língua universal, que tem potencial para agregar valor à forma como nos comunicamos, principalmente para empresas.
Caso seu público alvo faça uso de emojis, sua marca tem muito a ganhar ao utilizar essa linguagem, pois de certa forma indica para o consumidor que sua marca está antenada, é jovem e garante certa informalidade, o que pode ser interessante para Community managers e interações com o público nas redes sociais.
Todos os anos desenvolvedores criam mais emojis e fazem alterações nos que já existem, por isso é interessante ficar antenado caso algum emoji novo que se aplique bem à sua marca apareça na internet.
Também é interessante ficar atento à comunicação de seus concorrentes e como eles fazem uso dos emojis, pois antecipar alguma situação inusitada e sair na frente de seus competidores pode ser uma boa oportunidade de aumentar o engajamento de seu público.
Confira a seguir a evolução dos emojis de 2015 até 2020.
Em 2015, outro aspecto que fez os emojis se tornarem pauta nas redes sociais e portais de tecnologia é a representatividade ética. Os primeiros emojis de pessoas só disponibilizavam personagens com pele de cor branca, fazendo com que pessoas negras, por exemplo, não se sentissem representados com essas representações gráficas.
O WhatsApp, atendendo aos pedidos passou a utilizar a cor a amarela como padrão, sendo considerada “neutra” e lançou emojis com seis opções de tons de pele.
Ainda em 2015, uma polêmica similar tomou conta das redes sociais visando os emojis que representavam famílias, questionando porque apenas casais heterosexuais eram representados.
A Apple, na atualização seguinte atendeu as reclamações dos consumidores e incluiu em seus emojis casais compostos por dois homens ou duas mulheres, se posicionando de forma favorável aos direitos LGBT. A mudança também foi adotada pelos demais desenvolvedores logo a seguir.
Além dessas mudanças, em 2016, o Google reformulou os emojis de profissões em relação ao gênero e o espaço da mulher na sociedade. Anteriormente muitas profissões eram representados apenas por homens. Com as alterações, todas as profissões passaram a ser representadas pelos dois sexos.
Foto: Reprodução/ Emojipedia
Até 2017, antes da atualização do sistema operacional da Android para a versão 8.1, muitos usuários notaram um posicionamento nada convencional nos ingredientes do emoji de hambúrguer, pois os designers colocaram o queijo por baixo da carne.
O emoji repercutiu de forma cômica na mídia fazendo com que até mesmo o CEO da Google viesse a público dizer que concordava que havia alguma coisa de errado. Com a comoção gerada nas redes sociais na atualização 8.1, os designers da empresa corrigiram o erro e redesenharam o emoji com o queijo por cima do hambúrguer, como estamos acostumados.
Em 2017, outro emoji do Google – a caneca de cerveja também gerou muitos comentários. Apesar do líquido estar pela metade, a imagem mostrava espuma na parte de cima da caneca.
O emoji de Paella utilizado pela Apple também foi revisado pois apresentava ingredientes que não condiziam com a receita original do prato tipicamente espanhol.
Em abril de 2018, Google, Facebook e Microsoft substituíram os emojis de arma de fogo por desenhos se parecem com armas de brinquedo. A mudança ocorreu por conta do debate sobre a regulamentação de armas que é discutido frequentemente nos Estados Unidos.
O objetivo foi, de forma simbólica, desestimular o uso armas, mas sem bloquear completamente um ícone que pode ser usado como um brinquedo disponível no mercado (e.g., pistola d’agua).
Abaixo é possível conferir a evolução dos emojis relacionados a armas utilizados pelas principais empresas de 2013 a 2018.
Em 2019, cerca de 800 emojis foram redesenhados e mais 236 novos emojis foram adicionados na atualização do Android 10, incluindo a nova opção neutra e também mudanças em cores, texturas, adição de detalhes etc.
A neutralidade do gênero também se expande para todos os emojis que envolvam pessoas: desde os tradicionais como pessoas realizando determinada ação, até zumbis, vampiros, policiais e muito mais.
Na imagem abaixo você pode conferir na íntegra todos os novos emojis (Emoji Version 12.0) que fazem parte da atualização de Setembro de 2019 do Android 10.
Para 2020, o Unicode Consortium divulgou 117 novos emojis (Emoji Version 13.0) que serão oficialmente lançados em 10 de março e deverão chegar em breve para smartphones com sistemas operacionais Android e IOS.
Ao todo, são 62 desenhos inéditos, incluindo animais, como barata e gato preto; objetos diversos, como chinelo, patins e sanfona; comidas, como azeitona e pimentão, e novas representações de pessoas. O catálogo terá ainda outras 55 variações de tom de pele e gênero. Dentre os novos emojis, ganham destaques aqueles representando diversidade e inclusão, como os homens vestidos de noivas, mulheres vestidas de smokings, e pessoas de gêneros distintos dando mamadeira a um bebê.
Finalizando, emojis podem ser usados de um modo muito efetivo na comunicação com seu público alvo. Cada vez mais emojis estão virando parte do vocabulário das pessoas de qualquer faixa etária. O uso de emojis por uma empresa, marca ou agência, deve sempre ter em mente o tipo de mensagem a ser transmitida, e o tipo de audiência que receberá a mensagem. Mas se isso é feito criteriosamente, o uso de emojis será, com certeza, apreciado pelo seu publico.
Cover image Designed by rawpixel.com / Freepik