O Carnaval é um dos períodos mais aguardados do ano por milhões de foliões, e também por milhares de marketeiros. Para o marketing, o carnaval é um oportunidade de impactar um público enorme e que pode ser explorado por negócios de diversos segmentos.
As marcas aproveitam o período de folia para criar campanhas de marketing sazonal, divulgar novos produtos, atingir mais clientes e melhorar seu posicionamento de mercado, visando engajar o público e fazer as vendas decolarem.
Com os foliões nas ruas, carregando seus smartphones e longe da TV, as redes sociais se tornaram o veículo favorito para divulgação de campanhas antes e durante o carnaval. É um período em que somos bombardeados com propagandas e promoções incentivando nosso engajamento e, é claro, nosso consumo dos produtos ou serviços ofertados.
Atualmente, a festa está diretamente conectada com as redes sociais. Canais de conteúdos visuais, como o Instagram, estão recebendo altos investimentos em mídia paga pelas empresas que estão abordando essa temática. Afinal, é no Instagram que compartilhamos imagens, vídeos e histórias de nossas festividades.
Durante o carnaval de 2018, de acordo com o Facebook IQ, o Instagram registrou mais de 600 milhões de interações, sobre o carnaval ao redor do mundo. Ao analisarmos as tendências, vemos que, ano após ano, o número de interações só tende a crescer cada vez mais, demonstrando a dimensão do Carnaval no Brasil e a enorme oportunidade de interação das marcas com o público.
Apesar do clima de descontração e alegria do carnaval, é importante identificar temas estratégicos que vão proporcionar o engajamento do público com a sua campanha.
As pessoas buscam conteúdo que passe um valor relevante, seja ele sério ou humorístico. É importante que as empresas saibam quem são suas personas e invistam em temas relevantes para seu público, utilizando o canal mais adequado para o conteúdo e a audiência. Identificar quais assuntos, dentro da temática Carnaval, fazem sentido para essa persona é o primeiro passo para criar conteúdo com potencial de engajamento real.
Campanhas podem enfatizar os produtos , os valores da marca, ou ambos, dependendo do posicionamento de mercado buscado pela marca.
Não adianta pensar em campanhas, posts e estratégias se não houver um monitoramento de tudo isso em tempo real. Responder a comentários, curtir publicações dos fãs e marcar presença nesses canais durante a festa amplia o potencial de engajamento. Esse cuidado também ajuda a minimizar o impacto de eventual críticas e comentários negativos a algum post, evitando que o problema vire uma bola de neve a ser resolvida na volta do feriado.
A do Bem, empresa pertencente ao segmento de sucos naturais decidiu ajudar os foliões a aproveitarem este carnaval com uma campanha imaginativa: um guia de cantadas com base num único critério: conquistar o crush com respeito. A enciclopédia de #CantadasDoBem apresentou, de um jeito leve e divertido, muitas opções para ajudar o folião ou foliona a melhor forma de dar match no seu crush.
A campanha, lançada no dia 19 de fevereiro no Instagram da do Bem, incluiu diversas imagens com as opções de “cantadas”. A veiculação no Instagram foi certamente escolhida por ser a plataforma favorita do público alvo (i.e., os foliões e folionas). O Instagram disponibilizou um filtro com um carrossel de #CantadasDoBem para você compartilhar nos stories e já dar aquela indireta no crush.
Ao analisarmos as postagens no Instagram da do Bem em 2020, vemos claramente que a campanha deu resultados. As 4 postagems com maior engajamento foram todas da campanha “Cantadas do Bem”. A figura a seguir mostra as 4 postagens com maior engajamento (coletadas pelo Odysci Media Analyzer) entre 1 de janeiro e 27 de fevereiro.
A campanha “Cantadas do Bem” foi composta por 15 postagens, veiculadas entre os dias dias 19 e 24 de Fevereiro, na página do Instagram da do Bem, sendo que em 2020 (até 26 de fevereiro) foram feitas 34 postagens.
A postagem veiculada no dia 20 de Fevereiro, se destacou por receber o maior número de engajamentos e maior número de likes (2371 likes até o dia 26 de fevereiro).
Ao analisarmos o engajamento semanal na página do Instagram da do Bem, notamos um aumento significativo nos dias de carnaval quando a campanha foi veiculada.
No gráfico abaixo, é possível analisar os engajamentos obtidos diáriamente nas páginas da Do Bem segundo as métricas de likes, dislikes, comentários, visualizações e compartilhamentos, sendo indicado através da linha laranja a média de engajamento referente a 6 dias anteriores a publicação.
Neste caso, os dados extraídos do Instagram, a rede social pela qual a campanha “Cantadas Do Bem” foi veiculada, é possível notar um aumento no engajamento a partir do dia 19, indicando que o crescimento foi majoritariamente provocado pelas publicações da campanha. No gráfico abaixo, as barras azuis representam a soma dos engajamentos nas postagens dos 7 dias anteriores (eixo “Total”), enquanto a linha laranja representa a media do engajamento por postagem. Claramente, à medida que a campanha foi se desenrolando com postagens diárias, o engajamento total foi aumentando.
A campanha gerou mais engajamento e também aumentou o número de seguidores da do Bem no Instagram em cerca de 7 mil (um aumento de 6,1% desde 18 de fevereiro), como pode ser visto no gráfico abaixo de fãs diários.
A campanha de “Cantadas do Bem” é um ótimo exemplo de como engajar seu público alvo (foliões e folionas) com um tema delicado (i.e., cantadas) tratado de um modo leve mas respeitoso. Em um mundo pos-“Me Too” onde o assédio não é mais aceito, a do Bem achou uma maneira genial que tratar do tema com humor e respeito.
Campanhas de marketing sazonal, principalmente quando conectadas de maneira direta com as redes sociais, como é o caso do carnaval, são uma ótima forma de criar estratégias para explorar o posicionamento de marca e atrair mais clientes.
Cover image designed by pikisuperstar / Freepik.