Quais as tendências apresentadas pelas redes sociais dos candidatos? Quem subiu, quem desceu, quem engajou mais?
Este blog analisou as redes sociais dos candidatos a prefeito de São Paulo, no período entre 1 e 18 de outubro de 2020, veja os detalhes a seguir.
Dando prosseguimento à nossa análise anterior (veja Eleições em São Paulo: Impressões Iniciais das Redes Sociais dos Candidatos a Prefeito), agora vamos cobrir os seguinte candidatos: Joice Hasselmann, Guilherme Boulos, Celso Russomanno, Bruno Covas, Márcio França, Andrea Matarazzo, Jilmar Tatto, Arthur do Val, e Levy Fidelix. Foram analisadas as páginas destes candidatos no Facebook, Instagram e Twitter, pois estas são as redes mais utilizadas pela maioria dos candidatos. As páginas no Youtube não foram consideradas nesta análise.
Nesse artigo analisaremos as seguintes métricas:
A figura a seguir mostra o número de fãs se seguidores de cada candidatos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, assim como a soma de todos.
Além do número total, é importante se analisar duas outras métricas: (1) A variação percentual no número total de fãs e seguidores, e (2) Como os novos fãs e seguidores adquiridos no período se distribuem entre os candidatos.
A figura abaixo mostra a variação percentual no número de fãs e seguidores.
É importante também compararmos quantos novos fãs e seguidores estão indo para cada candidato. Por exemplo, para cada 100 pessoas que passaram a seguir qualquer um dos candidatos, quantos seguiram cada candidato? A figura abaixo mostra que para cada 100 pessoas que se tornaram novos fãs e seguidores
Para analisar o engajamento, coletamos os números totais de postagens feitas por cada candidato nas 3 redes sociais no período entre 1 e 18 de outubro, assim como os números de comentários recebidos. Com esses dados calculamos o engajamento como comentários por postagem e por fãs. Como mostrado nas figuras abaixo.
Os dados acima mostram, novamente, Guilherme Boulos como o mais prolixo (983 postagens totais), seguidos de Jilmar Tatto (683) e Arthur do Val (666). Em 4º lugar aparece Márcio França (419) seguido de Joice Hasselmann (332). Em seguida, em order decrescente de postagens vêm Andrea Matarazzo (251), Celso Russomanno (101), Levy Fidelix (88), e em último Bruno Covas (77). A ordem relativa de número de postagens se manteve igual ao do período reportado anteriormente (1 de setembro a 2 de outubro), exceto pela presença neste gráfico de Arthur do Val.
A seguir vamos ver quantos comentários e menções os candidatos receberam no mesmo período. Um comentário é contado quando alguém posta alguma coisa na página do Facebook ou Instagram do candidato; e uma menção é contada quando alguém posta um tweet e adiciona @nome-do-candidato, ou faz um re-tweet de um tweet original do candidato.
Guilherme Boulos foi o que mais recebeu comentários e menções (306 mil), seguido de Arthur do Val (234 mil) e Joice Hasselmann (112 mil). Em seguida vêm Bruno Covas (47 mil), Celso Russomanno (32 mil), Márcio França (29 mil), Jilmar Tatto (26 mil), Levy Fidelix (8 mil), e por último Andrea Matarazzo (6 mil). Vale destacar que, quando comparado com o período reportado anteriormente, o candidato Bruno Covas foi o que mais “ganhou” posições, com quase 4 vezes mais comentários e menções que no período anterior (apesar de seu número total ser ainda bem inferior aos líderes neste critério).
Mais importante que o número absoluto de comentários recebidos, é o engajamento médio por postagem e por fã, de cada candidato. Isto está ilustrado na figura abaixo, cujas barras mostram o engajamento em termos de “número de comentários feitos por postagem, e por 10.000 fãs”
Assim como no período anterior, Bruno Covas é, de longe, o candidato cujas postagens tiveram o maior engajamento médio por fã ou seguidor nas 3 redes sociais. Em particular, o engajamento de suas postagens no Facebook foi muito superior aos demais. Em seguida aparece Levy Fidelix no Twitter, seguido de Jilmar Tatto no Twitter, e também no Facebook e Instagram. A seguir aparecem Márcio França, Celso Russomanno e Andrea Matarazzo. Terminam a lista, com engajamento médio bem menor, Arthur do Val, Joice Hasselmann, e por último Guilherme Boulos.
As palavras mais utilizadas pelos fãs e seguidores nos seus comentários no Facebook e menções no Twitter são ótimos indicadores dos assuntos mais relevantes para os usuários conectados aos candidatos nas redes sociais. Candidatos antenados com a suas audiências devem levar isso em consideração.
Utilizando o Odysci Media Analyzer nós detectamos e extraímos 10 termos bem frequentes nos comentários e menções de todos os candidatos. Vale registrar que excluímos os nomes dos próprios candidatos e os nomes de outros políticos, pois estas tendem a ser frequentes e monopolizar as estatísticas. Ao buscar por estes termos abaixo, o sistema também leva em conta variações da palavra, por exemplo, ao buscar por ‘Bancos’ também traz ‘banqueiros’; ao buscar por ‘Corrupção’, também traz ‘corruptos’, além de diversos outros termos relacionados.
Mineramos as seguintes palavras, e calculamos as frequências das mesmas:
Saúde – Coronavírus – Voto/Eleição – Povo
Educação – Corrupção – Impostos – Bancos
Mulher – Famílias – Empregos – Cidades
Os gráficos abaixo mostram os percentuais de comentários que contêm a dada palavra, considerando todos os comentários feitos na página do candidato no período considerado. Por exemplo, se o candidato X recebeu 100 comentários, e desses, 30 continham a palavra “Povo”, então “Povo” aparece em 30% de seus comentários. Se o candidato Y recebeu 200 comentários, e 40 tinham a palavra “Povo”, seu percentual será de 20% (portanto relativamente menor que o candidato X, apesar do maior número absoluto).
Saúde: Os fãs de Bruno Covas são os que mais se interessam por termos relacionados à saúde, enquanto os fãs de Arthur do Val são os que menos se preocupam com saúde. Certamente, a posição de prefeito, sua recente batalha contra o cancer e a crise do Coronavírus colocam Covas na linha de frente para receber comentários sobre Saúde.
Coronavírus / Covid-19: Os fãs de Joice Hasselmann foram os que mais comentaram sobre o Coronavírus, a maioria insatisfeita com a situação. Já os fãs de Jilmar Tatto foram os menos interessados em comentar sobre o Covid-19.
Voto / Eleição: Os fãs e seguidores de Andrea Matarazzo são os que mais mencionam palavras relacionadas ao Voto, Votação e Eleições, enquanto os fãs de Celso Russomanno, são os que menos se interessam por essas palavras. Mas no geral este tema foi bem comentado nas páginas de todos os candidatos.
Povo: Palavras relacionadas a ‘Povo’ foram citadas em proporções semelhantes por fãs de todos os candidatos, sendo que os fãs de Joice Hasselmann citaram a palavra um pouco mais que os demais candidatos.
Educação / Escolas: Os fãs de Bruno Covas são os que mais se interessam por termos relacionados à educação, enquanto os fãs de Levy Fidelix são os que menos comentam sobre educação. A alta percentagem obtida por Bruno Covas com estes termos, mostram que o tema é muito importante para seus fãs e seguidores.
Corrupção: Palavras relacionadas a Corrupção foram citadas bem mais em comentários nas páginas de Joice Hasselmann, certamente por ser um tema que a candidata repudia muito em suas postagens. Os fãs de Márcio França e Celso Russomanno foram os que menos mencionaram a palavra.
Impostos: Os fãs de Andrea Matarazzo, Arthur do Val, e Guilherme Boulos foram os que mais comentaram sobre Impostos. As motivações podem ter sido diferentes, mas é interessante ver que candidatos de orientações políticas bem distintas (como esses três) atraem comentários sobre o mesmo tema. Os fãs de Márcio França foram os menos interessados em Impostos.
Bancos: Os fãs de Guilherme Boulos foram ávidos em comentar sobre Bancos. Mas além dele, o termo não gerou muita conversa nas redes sociais dos demais candidatos.
Mulher: Joice Hasselmann, sendo a única mulher do grupo de candidatos considerados, foi a que mais recebeu comentários sobre o termo Mulher. Já os fãs de Bruno Covas foram os que menos mencionaram o termo.
Famílias: As redes sociais de Levy Fidelix foram as que mais receberam comentários sobre Família. Isso já era de se esperar, dadas as posições do candidato sobre a família tradicional. Os fãs de Jilmar Tatto foram os que menos mencionaram palavras relacionadas à Família.
Empregos: Os fãs de Andrea Matarazzo e Bruno Covas foram os mais interessados em comentar sobre Empregos, enquanto que os fãs dos demais candidatos mencionaram o termo bem menos.
Cidades: Novamente, os fãs de Andrea Matarazzo e Bruno Covas foram os que mais comentaram sobre Cidades. Mas o termo recebeu um bom percentual de comentários nas redes sociais de todos os candidatos.
As pesquisas de intenção de voto publicadas até o dia 17 de outubro indicavam os candidatos Celso Russomanno e Bruno Covas na liderança com cerca de 22% a 25%. Em seguida vêm Guilherme Boulos com 10% a 12%, e Márcio França em 4º lugar com 7% a 8% das intenções de voto. (Dados obtidos de RealTime Big Data/CNN Brasil e Ibope).
Levando em conta os dados do artigo anterior (que cobriu o período de 1/setembro a 2 de outubro) e este (que incluiu o período de 1 a 18 de outubro), já podemos visualizar algumas tendências.
Antes das eleições publicaremos novos dados e análises. Fiquem ligados e sigam nossa newsletters e redes sociais.
Cover image Designed by Freepik