Postagens em redes sociais de empresas, principalmente B2C (aquelas que vendem diretamente para o consumidor final) podem e devem variar seus propósitos para tentar engajar a audiência de formas diferentes.
Ao fazer uma postagem em uma rede social, uma empresa B2C sempre deve levar em conta a finalidade da postagem, isto é, qual o propósito da mesma e qual o tipo de interação que a postagem visa provocar nos fãs da rede social.
Vamos analisar aqui 4 tipos de postagens (dentre vários possíveis), seus propósitos e retorno em termos de engajamento nas redes sociais.
Nós selecionamos 4 exemplos de postagens feitas por supermercados no estado de SP, para ilustrar estes propósitos. Cada uma destas postagens obteve engajamento muito superior às demais postagens na página correspondente, no período de 30 dias contendo a data de postagem.
Nesta postagem o Carrefour utilizou a valorização dos direitos LGBTI para gerar engajamento sobre diversidade e inclusão, fazendo isso parte dos valores da marca. A postagem recebeu o maior número de engajamentos dentre todos as postagens do mês.
Nesta postagem o supermercado Sonda anunciou a abertura de uma nova unidade em Itapecerica, valorizando a região, e criando empregos locais. A postagem recebeu o maior número de engajamentos (likes + compartilhamentos + comentários) no mês, com muitos comentários elogiando a marca e a decisão de abrir uma nova unidade.
Nesta postagem o supermercado Pague Menos evocou a ideia da família e seus produtos favoritos ao ir ao supermercado, trazendo boas lembranças em muitos fãs. A postagem rendeu o maior número de comentários no mês, muitos deles relembrando afetivamente os produtos favoritos das crianças.
Nesta postagem o Pão de Açúcar quis celebrar o dia mundial do rock convidando fãs a sugerirem artistas para uma playlist. A postagem recebeu um número de likes muito acima da média, mostrando o engajamento dos fãs com o assunto e indiretamente com o próprio Pão de Açúcar.
Qual tipo de postagem deve ser usada para maximizar o engajamento?
Os supermercados analisados acima fazem postagens regulares, alternando o propósito. Algumas postagens são bem mais populares que outras, ressoam melhor com o tipo predominante de fã (i.e., cliente). Assim, a resposta deve vir de alguma experimentação prática e mensuração dos resultados.
Os gráficos abaixo, gerados pelo Odysci Media Analyzer, indicam o engajamento diário de cada postagem feita por cada supermercado (em suas páginas no Facebook) nos últimos 30 dias. Cada linha colorida indica uma postagem, e os pontos representam o engajamento nos 7 dias subsequentes à postagem.
Os gráficos acima mostram claramente que as quatro postagens descritas renderam engajamentos muito superiores às demais postagens em cada página.
Ao planejar uma campanha nas redes sociais deve-se sempre levar em conta o objetivo final. Dependendo do tipo predominante de fãs/clientes, alguns tipos de mensagens irão ressoar melhor e resultar em melhor engajamento. É essencial que empresas façam muitos testes com postagens de propósitos diferentes e usem os resultados para entender e mapear as preferências dos fãs. O Odysci Media Analyzer é a ferramenta ideal para auxiliar neste processo.
Reinaldo Bergamaschi
Odysci – CEO